Nós da Be. somos apaixonadas por histórias e vamos dividir com vocês os 3 ingredientes que consideramos fundamentais para um roteiro de sucesso baseado no trabalho do grande roteirista Doc Comparato.
O debate sobre a inserção da Inteligência Artificial (AI) no mercado de trabalho ganha uma nova página todo dia. Para produtores de conteúdo, existe a insegurança que um robô possa substituir o papel do escritor. Mas será mesmo que a AI é capaz de produzir um roteiro de sucesso, que segue padrões de qualidade como o defendido pelo roteirista Doc Comparato?
Nos baseamos na versão revisada do livro “Da criação ao roteiro” escrito por Comparato para responder essa questão. No livro, o autor aborda detalhadamente cada fase da produção audiovisual e também desenha análises atuais sobre como a AI se insere ou não no processo criativo.
Roteirista consagrado com sete prêmios internacionais, sendo um deles medalha de ouro do New York Films and Television Festival pela minissérie Maria Bonita, Comparato sinaliza em sua obra pontos comuns aos praticados pela Be para construir um roteiro de sucesso. Confira abaixo.
Roteiro de sucesso tem apelo global e singularidade local
Nos tempos de streaming um ponto a ser considerado ao escrever um roteiro é a globalização do tema. Uma produção brasileira estará disponível para países do mundo inteiro e para que a história sensibilize a todos é necessário uma trama comum.
E nada mais comum a todos do que dilemas humanos, certo?
Então a dica é, pense em assuntos que, antes de tudo, são conexões que só nós humanos desenvolvemos entre nós.
Ainda considerando o compartilhamento em canais de streaming, é necessário desenhar no roteiro um personagem com uma característica local forte do lugar que está representando. Comparato traz o exemplo da Carmem Miranda, que virou referência sobre o Brasil mundo afora.
Seja partindo de um personagem conhecido ou criando um novo, a ideia aqui é deixar a imaginação fluir para ilustrar da melhor forma as singularidades locais que deixarão o telespectador de qualquer país interessado por aquele universo novo que ele está sendo inserido.
Qualidade da produção
As câmeras já são peça comum na rotina de boa parte das pessoas. Por isso, a imagem, por si só, já não carrega mais tanto apelo. Então, é importantíssimo garantir máxima qualidade visual, fotográfica e técnicas originais para apresentar o visual.
Muito além de prover do equipamento mais caro e de última geração do mercado, o que interessa aqui é a inovação na forma de filmar. Invista em movimentos de câmera diferentes, jogo de cores bem pensado, fotografia inspiracional e estética impecável. Por isso, um roteiro de sucesso precisa dessas características de produção e imagem para impressionar o telespectador.
Roteirista
Por último, mas nem por um segundo, o menos importante: o roteirista. É ela(e) que dará o pontapé inicial de uma boa produção. O bom conteúdo precisa de uma mente pensante, criativa e pronta para escolher um novo caminho caso qualquer imprevisto aconteça.
Além disso, o roteirista precisa estar atento para a construção psicológica dos personagens, garantindo que eles apresentem dilemas humanos, internos e externos. Somado a forma que estes serão representados e encenados pelos atores e exibido no vídeo.
“Artes cênicas, essa arte genial de que são pessoas vivas falando aparentes verdades para pessoas vivas. Então, é uma arte de pessoas para pessoas.”
Doc Comparato
O livro do Doc Comparato reúne aprendizados de 40 anos de profissão, resultado de vivências, trocas, erros e acertos com diversas pessoas.
Agora me diz, será mesmo que a AI será capaz de materializar tantas nuances das relações humanas em um roteiro de sucesso?