No momento você está vendo Artistas independentes: o futuro do mercado espera por vocês

Artistas independentes: o futuro do mercado espera por vocês

Mergulhe nas inovações de mercado envolvendo inteligência artificial que reservam um futuro promissor para artistas independentes

Mark Duplass da produtora independente Duplass Brothers diz que vive na dualidade entre, “quero muito vender esse projeto para Netflix, HBO, Prime” e “bora produzir logo com os recursos que temos”. A realidade dos artistas independentes envolve muitas escolhas e poucas certezas, mas seja no audiovisual ou na música, quem se arrisca por esse caminho não tem do que reclamar.

Liberdade artística, controle sobre a narrativa e maior contato com a audiência estão entre os benefícios de quem escolhe a indie art.

Featured Session: AI and the Independent Artist

Andreea Gleeson, da TuneCore e Daouda Leonard, CEO CreateSafe, uma plataforma de ferramentas de Inteligência Artificial que melhora a criatividade musical, exaltam em quais aspectos usarão a tecnologia para ajudar artistas independentes.

tecnologia e artistas independentes

Tecnologia é aliada da arte independente

Segundo Daouda Leonard, desde que o mercado da música expandiu para o mundo digital, a quantidade de artistas independentes que conseguem monetizar suas músicas por meio do Spotify e YouTube aumentou, já que não precisam necessariamente de uma gravadora para encontrar a audiência. Da mesma forma, ele acredita que acontecerá com o avanço da IA, já que artistas terão acesso a ferramentas de gestão e criação que podem ajudar sua carreira.

benefícios para artistas independentes

Benefícios para artistas independentes

  • Marketing: com ferramentas de IA especificas para área musical é possível analisar dados de mercado para melhorar decisões de divulgação, por exemplo;
  • Criação: as ferramentas de mixagem e produção musical aumentam as possibilidades de criação para artistas que trabalham com poucos recursos;
  • Audiência: as plataformas digitais permitem engajar com a audiência de forma personalizada por meio da análise de dados;
  • Autenticidade: ser independente dá a chance de ser você mesmo e decidir seus próximos passos conforme sua decisão.

Segurança e diversidade

Para Andreea Gleeson que conecta artistas independentes, audiência e plataformas como Spotify, existem 4 aspectos que garantem a segurança sobre direitos autorais e controle sobre suas carreiras, são eles: consentimento, compensação, transparência e responsabilidade com as regulamentações de IA. Além disso, os palestrantes acreditam que enfrentar os vieses preconceituosos dos algoritmos parte de um esforço humano para alimentar os dados dessas plataformas propriamente.

duplass brothers artistas independentes

Quando o assunto é audiovisual independente, Mark Duplass, Mel Eslyn, Barret O’Brien eCourtney Pauroso da produtora independente Duplass Brothers, compartilharam em tom vigoroso uma visão otimista sobre os caminhos para fazer cinema independente. Para eles, não dá para esperar que a expansão do streaming abra espaço para o indie, é preciso desbravar.

Características da produção indie

  • Desenhe algo barato e saia da lógica que só se faz produção boa com orçamento alto.  Mark Duplass conta que mesmo com um orçamento “X” ele sempre pensa como usar menos.
  • Pense em séries com no mínimo 6ep de 20 até 30 min;
  • Esteja sempre em movimento e produzindo coisas, mesmo que não funcione, produzir histórias é um meio de se manter relevante.

Benefícios da produção indie

  • Sua produção pode ir ganhando o mercado aos poucos e não precisa ser no tempo do mercado (ela cita Suits como exemplo)
  • É possível desenhar um projeto que pode ser transformado em outros formatos e se tornar vários produtos diferentes;
  • Menor tempo entre a primeira reunião sobre o projeto até o lançamento;
  • Os atores tem mais liberdade criativa para cocriar;
  • As agendas difíceis e desafios financeiros servem para te deixar mais aberto as mudanças, se adaptar e descobrir novos caminhos (por vezes melhores);

Indie é sinônimo de comunidade

Por fim, um último aspecto relevante durante a argumentação do time da Duplass Brothers foi sobre a necessidade de alimentar as comunidades para fundamentar suas produções independentes. Envolva artistas o máximo possível e destaque a autenticidade e o diferencial do seu trabalho para esse público, aproveitando a oportunidade de troca mais pessoal.

Qual dica vai te ajudar com seu projeto independente?

Aqui estão outros artigos sobre artistas independentes

Deixe um comentário