No momento você está vendo Jane Fonda emociona com um apelo urgente

Jane Fonda emociona com um apelo urgente

Confira como Jane Fonda cobrou autoridades, grandes empresas e a comunidade em um apelo urgente pela contenção do aquecimento global

Segundo Jane, temos 6 anos para cortar a poluição global pela metade ou não teremos tempo de reverter os estragos causados pelo super aquecimento do planeta. Para ela e David Fenton o tema precisa ser parte da cultura pop, para haver mudança. Enfática em seu discurso, a Jane Fonda não mede palavras para apontar os culpados e fazer um apelo urgente para assuntos envolvendo o planeta. 

Os palestrantes preencheram seus discursos chamando as pessoas para ocuparem os espaços públicos o mais rápido possível, exigindo comprometimentos dos políticos, mídia e executivos da indústria.

Jane Fonda apelo urgente

Hollywood and Activism: Insights from Jane Fonda, David Fenton, and Sweta Chakraborty

Sweta Chakraborty, CEO da ONG “We don’t have time” entrevistou dois ícones de Hollywood para chamar atenção a pauta climática. Jane Fonda e David Fenton não pouparam adjetivos e histórias revoltantes ao nomear os culpados pela demora em iniciar a transição energética.

“Esses filhos da p** sabiam de tudo há 40 anos”

Em 1977, um funcionário da Exxon emitiu um relatório alertando sobre os malefícios que a ascensão da indústria poderia causar no planeta. Por isso, em tom revoltado, Jane Fonda contagia a audiência com indignação ao lembrar que somos a primeira geração a experimentar os efeitos do aquecimento global e a última que pode fazer algo sobre. Simultaneamente, a atriz pede que as pessoas não deem confiança para executivos da indústria de petróleo, eles precisam ser excluídos da sociedade.

Os culpados

British Petroleum, Shell, Exxon Mobil, Chevron, Chevrolet. Jane Fonda e David Fenton acreditam que nomear um a um e com clareza quem são os culpados pelo desastre climático é o começo para responsabilização. Segundo David, além de não apoiarem a transição para energia limpa, os executivos dessas empresas, financiam uma máquina de informações falsas sobre o tema, menosprezando a urgência, que são compartilhadas e favorecidas pelo algoritmo de plataformas como YouTube, Meta, TikTok, etc.

Jane Fonda apelo urgente

Políticos

Junto as empresas estão os políticos, Jane relembra que Rex Tillerson (CEO da Exxon) já foi o secretário de governo dos EUA e ressalta a importância de eleger representantes alinhados a causa ambiental na próxima eleição que será decisiva para o planeta. Por isso, seu projeto janepac.com prevê apoio a candidatos comprometidos com o tema. Ela pede “votem com o coração no meio ambiente”

O papel da mídia

Além disso, David diz que a falta de educação pública sobre o aquecimento global prejudica ao engajar a população e a mídia, que poderia ajudar nesse processo, tem se omitido durante os anos. Ele citou Disney (ABC News), Fox News entre as culpadas. Segundo ele:

  • Em 2023, tivemos 29% menos reportagens e 36% menos noticias sobre o tema;
  • Das aparições na mídia, apenas 12% culpam a indústria de petróleo;
  • na maior parte dos casos, reduzir, reusar e reciclar é o principal discurso desses conteúdos.
Jane fonda apelo urgente crise climática

Nós somos vítimas e não culpados

Segundo Jane Fonda, 93% das crianças no mundo respiram ar que prejudica seu sistema respiratório.  Mesmo assim, existe um movimento de grandes empresas de petróleo para responsabilizar a população pelo aquecimento do planeta. O termo “foot print” por exemplo, segundo eles, foi popularizado pela British Petroleum para cobrar do indivíduo comum redução, reuso e reciclagem como solução para o planeta.

Jane Fonda apelo urgente

A arte

Jane e David ressaltam que a arte pode contribuir para contar a história verdadeira para população. Filmes, peças de teatro, música, Jane pede para fazermos o possível para pautar o aquecimento global no máximo de produções artísticas, já que o papel da arte é refletir o mundo e nossa existência.

Nós temos todas as respostas

Jane e David defendem que temos todas as respostas para salvar o planeta e que quando 97% dos cientistas climáticos alertam sobre o perigo, não há como negar a iminência. Assim, precisamos simplificar as informações, nos unir a entidades que trabalham pelo clima e mobilizar população, como meio para pressionar os verdadeiros culpados pelo problema.

Qual entidade de segurança climática você apoia?

Confira outros artigos sobre Jane Fonda

Deixe um comentário