No momento você está vendo ” A inteligência artificial nos faz mais humanos” Será mesmo?

” A inteligência artificial nos faz mais humanos” Será mesmo?

Entenda como a declaração do CPO do Chat GPT Peter Deng bagunçou a cabeça da audiência do SXSW ao dizer que “A inteligência artificial nos faz mais humanos”.

Peter Deng já trabalhou no Google, na Meta e por onde passou teve uma carreira primorosa, com grandes conquistas e por isso é extremamente reconhecido no mercado. Agora, na Open IA, mais do que reconhecimento ou sucesso financeiro, ele diz que se sente inspirado em trabalhar em uma empresa que está construindo algo tão importante e que transformará nosso futuro. Assim, com tantos benefícios que a IA pode trazer, Peter se sente responsável por deixar que o destino estrague tudo. Confira abaixo os desafios enfrentados pelo executivo, como ele trabalha com cada um deles para acreditar na ideia de que a inteligência artificial nos faz mais humanos.

AI and Humanity’s Co-evolution with OpenAI’s Head of ChatGPT Peter Deng 

Com um discurso otimista, por vezes realista, em alguns casos incerto, mas sempre muito lógico, o Head de produto do Chat GPT fez declarações que intrigaram a audiência do festival SXSW.

a inteligência artificial nos faz mais humanos

Humanidade

Para Peter o chat ajuda no processo de desenvolver um pensamento. Ao conversar sobre uma ideia é possível lapidar uma argumentação e instigar a curiosidade. Além disso, o Chat GPT é uma ferramenta flexível que permite remover barreiras dos objetivos que queremos atingir. Por isso, nos dá mais tempo para sermos humanos.

a inteligência artificial nos faz mais humanos

Dilemas sociais

Peter Deng argumenta que o encontrar o caminho certo para desenvolver a IA com segurança considerandos os dilemas sociais são um grande desafio. Ele instrui o time a olhar para padrões de tecnologias antigas, de coisas que deram errado e tentar aplicar enquanto aprimoram as funcionalidades do Chat GPT.

a inteligência artificial nos faz mais humanos

Segurança

Em relação a garantir a segurança da ferramenta, Peter diz que existe um esforço sistematizado dentro da OpenIA para mitigar erros. Mesmo assim, ele acredita que não existe um caminho em que a IA não vá errar e existem aprendizados que só são possíveis, na prática. Para ele, é junto a sociedade que se constrói uma IA que sirva aos valores do mundo.

Transparência

Peter acredita que tudo começa pelos usuários. Então, se as pessoas valorizam saber que aquilo foi feito por IA e se importam com algo, as empresas precisam se adaptar ao que o consumidor quer. Nesse sentido, times diversos representarão diversos valores do mundo.

Educação com os jovens

Ainda que seus filhos não sejam autorizados a utilizar ferramentas como o Chat GPT sem a supervisão de um adulto, Peter acredita que existem muitas aplicações para o Chat na educação. Inclusive, a Open IA lidera algumas iniciativas em escolas para testar as ideias.

a inteligência artificial nos faz mais humanos

Artistas e criadores

Essa foi uma das poucas perguntas que desestabilizou Peter. Ele acredita que não podemos definir o processo de inspiração logicamente e é necessário encontrar uma forma de integrar os artistas ao ecossistema de forma justa e com algum esquema de compensação. Porém, ele demonstrou não ter clareza qual o caminho para tal.

E você, o que achou das opiniões do Peter Deng?

Mais conteúdos para refletir se a inteligência artificial nos faz mais humanos

Inteligência Artificial Ferramenta para nossa própria extinção?

Educação Infantil em tempos de IA

O caminho da felicidade passa por conexões emocionais

Deixe um comentário