Confira 10 tendências de tecnologia para 2024 e, porque a crise do jornalismo é o que mais preocupa a Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO do MIT.
Ainda que muitos achem que MIT Technology Review é uma revista acadêmica, ele é uma empresa de mídia propriedade do MIT, composto por um grupo de jornalistas que produz para líderes atuais e futuros da tecnologia. Eles contam histórias sobre como as tecnologias são criadas, usadas e como impactarão nossas vidas.
Por isso, em sua palestra sobre “10 Breakthrough Technologies of 2024”, a crise do jornalismo foi o foco de Elizabeth Bramson-Boudreau, a Editora e CEO da MIT Technology Review, que usou as valiosas informações da empresa para chamar atenção dos desafios vividos pelo jornalismo científico.
Elizabeth Bramson-Boudreau, a Editora e CEO da MIT Technology Review, compartilhou as 10 tecnologias inovadoras de 2024.
- Inteligência Artificial (AI);
- Redes Generativas Adversárias (GANs);
- Tecnologias de Captura de Dióxido de Carbono;
- Hambúrgueres Sem Carne;
- Interfaces Cérebro-Máquina;
- Processamento de Linguagem Natural;
- Realidade Aumentada (AR);
- Assistentes Inteligentes;
- Financiamento Coletivo (Crowdfunding);
- Aprendizado Profundo (Deep Learning);
Além de compartilhar as previsões para o ano, o painel da revista do MIT bagunçou a cabeça dos ouvintes do SXSW, já que a primeira metade da palestra foi destinada a chamar a atenção para crise vivida pelo jornalismo cientifico.
Tecnologia em ascensão vs informação em declínio
Elizabeth Bramson-Boudreau, a Editora e CEO da MIT Technology Review liderou o painel e disse estar preocupada ao notar que, ao mesmo tempo que as tecnologias (fruto de pesquisas científicas) se popularizam acompanhadas de benefícios e desafios, presenciamos uma sociedade com os menores índices de confiança na ciência da história.
É o fim das editorias de ciência?
Junto a isso, importantes canais de mídia, National Geographic e Wired, simplesmente acabaram com todas as publicações envolvendo ciência. A CNN reduziu sua equipe editorial em 20%, incluindo todos os seus repórteres de ciência, resultando na ausência de repórteres de tecnologia na equipe.
A solução
Por fim, para ela, a solução está no engajamento da comunidade, apoiando financeiramente por meio de assinaturas mensais de canais de jornalismo comprometidos com informação séria.
E você, acha que as editorias de ciência vão sobreviver?