No momento você está vendo Retrospectiva Be.content 2023

Retrospectiva Be.content 2023

Confira os melhores posts do ano segundo a nossa comunidade na retrospectiva Be.content 2023.

Segundo o neurocientista, Andrew Huberman, ouvir e compartilhar histórias felizes é uma das formas de aumentar nosso sentimento de gratidão e estimular hormônios que nos trazem prazer, como a dopamina. Por isso, olhar para nossa história com atenção e sensibilidade é uma oportunidade dupla. Além de identificar pontos de melhora, reconhecer nossos acertos e nossa dedicação é transformador. Esse é o objetivo da retrospectiva Be.content 2023.

Não é por acaso que grandes empresas como a Apple, o Spotify e o Google causam uma comoção coletiva todos os anos ao compartilhar sua retrospectiva com músicas, fotos e acontecimentos que ilustram momentos que não podem ser esquecidos. Afinal, eles foram parte da pessoa que você é hoje. Da mesma forma, a retrospectiva da Be.content 2023, irá nos presentear com boas lembranças do ano que passou e propor reflexões sobre a comunidade que construímos juntos nesse ano.

Mas, antes de traçar o perfil da nossa comunidade com a nossa retrospectiva, gostaríamos de agradecer a sua participação com mensagens, comentários, curtidas, salvamentos e compartilhamentos. Sabemos o quanto o seu tempo é precioso e por isso buscamos compartilhar o melhor que temos, em torno da fogueira digital da Be para fazer essa troca acontecer.  Nosso objetivo é trazer pautas que promovam a criatividade como ferramenta para um mundo melhor e é muito bom perceber que esse é o valor que nos conecta por aqui.

Então, vamos aos top 5 dos posts que ajudaram a formar nossa comunidade em 2023!

TOP 5 – Comportamento

Dos temas que mais bombaram na Be. percebemos que nossa comunidade gosta de falar de nostalgia, pois encontra no passado a criatividade necessária para solucionar problemas no presente.

5.  Envelhecimento feminino, um terreno fértil ainda não explorado

Esse tema apareceu por aqui diversas vezes, e em todas elas, nossa comunidade demonstrou extrema sensibilidade. O despertar de sentimentos nostálgicos da época que podíamos envelhecer sem tantos constrangimentos, se foi. Mas, e se as marcas direcionarem o olhar para o “aging better” ao invés do “anti-aging”? 

4. De volta para o futuro

Nesse post exaltamos o poder da nostalgia para criar conexões emocionais, além de ser uma ótima ferramenta para estruturar o branding. Toda vez que falamos de temas que nos conectam como geração, com nossos valores mais profundos e despertam a nostalgia de experiências passadas, aumentamos a chance de engajar com autenticidade.

3. Arte Cura

Em meio aos debates recorrentes sobre o aumento dos casos de depressão resolvemos compartilhar caminhos alternativos para cuidar da saúde mental. Nossa comunidade, fortemente ligada a liberdade de expressão, comprou a pauta e repercutiu muito esse conteúdo tão rico. As sugestões para cuidar da saúde emocional reuniram atividades que conectavam nossa comunidade com práticas já conhecidas da própria infância, como desenhos, teatro e música. 

2. Millennials e a crise da meia-idade

Aqui descobrimos que não estamos sozinhos. Quando falamos da nossa geração, passamos a semana sentindo um quentinho no coração que só quem escuta e também é compreendido, entende. Falar das dores de uma geração inteira não foi tarefa fácil, talvez por isso o tema tenha trazido tanto debate. Afinal, nesse exercício de autoconhecimento, se soma a angústia, por tudo que vimos passar, ao otimismo intrínseco de uma geração que ainda acredita que o melhor está por vir.

1. Gen Y: quem são como vivem e do que se alimentam?

Ainda dentro das delícias de ser Millennial, visualizar um retrato dessa geração em números é uma forma prática de ver as conquistas que tivemos e apontar para as oportunidades do futuro. Fazendo dessa saudade idealizada do que passou, um novo caminho do que podemos construir.

TOP 5 – Criatividade

retrospectiva be.content 2023 aesthetic

Criatividade para Be. é prezar pela autonomia e respeito ao livre pensamento e por isso, esse é uma das ferramentas mais poderosas para ajudar a solucionar problemas do presente. Para nós, a conta é “simples” (na teoria, rs), na medida em que estimulamos livremente nossas ideias, boas e ruins, trilhamos um caminho único, que exalta o que há de mais profundo em nós. Alma e emoção se materializam em criações autênticas que respeitam a complexidade humana, o que nos afasta do risco tão eminente das Inteligências Artificiais. A nossa comunidade ama aprender novas técnicas para estimular a liberdade criativa! 

5. 7 programas de IA para você se aventurar


Em meio a agitação do início do ano, envolvendo a ascensão da Inteligência Artificial, resolvemos explorar de que forma vamos virar esse jogo e usar a ferramenta a nosso favor. Acabou que vocês adoraram a ideia, e esse foi um dos primeiros posts a ilustrar o quanto nossa comunidade está disposta a aproveitar o que há de melhor sobre o futuro.

4. 7 maneiras de estimular sua criatividade

Esse conteúdo tem nosso coração. Ele é precioso, pois reúne ensinamentos de um livro que consideramos uma das referências quando o assunto é criatividade. O Ato Criativo de Rick Rubin, acredita que todo mundo pode ser criativo. Ideia que vai de encontro aos valores da Be e fundamentam esse post que vocês amaram e salvaram muito!

3. Brand Aesthetics

Quando se trata de marcas, vocês se animam ao perceberem os elementos que estão além do que pode ser visto. Nossa comunidade sabe o valor da conexão emocional e de exaltar o que há de mais humano em qualquer que seja a estratégia de branding. Por isso, posts como esse, que trazem uma visão mais abrangente sobre branding, considerando desde sentidos até sentimentos, ressoam com o que vocês acreditam.

2. Moodboard

Reunir elementos intuitivamente para criar conexão emocional, tem coisa mais comunidade Be.content do que isso? Não é à toa que esse conteúdo encanta tanto nossa comunidade, que de forma muito simples, conheceu o poder dessa ferramenta que pode ser um meio de autoconhecimento e promoção da criatividade.

1. Arte vs trends


Esse conteúdo é um diamante. Enquanto estava sendo produzido foi pesquisado, conversado, re conversado, revisado e revisado mais uma vez. O tema é precioso e a relação proposta é uma joia a ser lapidada. Vocês, como bons apreciadores de reflexões profundas e disruptivas, apostaram na ideia com a gente e fizeram dele um dos melhores posts do ano.

TOP 5 – Marketing e Redes Sociais

Nossa comunidade gosta das redes, mas não tanto dos algoritmos. Assim, encontramos na autenticidade e no branding uma ferramenta para tentar burlar o sistema. Os hacks que vocês mais curtiram refletem bem esse top 5!

5. Arquétipos, o que são e como se aplicam?

Aqui, ilustramos como as marcas tem vida e personalidade. E óbvio, falou de vida, falou de comunidade Be.content. Vocês adoram todos os conteúdos que são capazes de dar asas a imaginação de quem vê ou lê, que buscam humanizar antes de promover e que resultam em oportunidades de exercer a criatividade. 

4. IA é arte?

Nesse ano, as discussões sobre os limites do avanço da Inteligência Artificial guiaram diversos debates. Desde o uso no marketing, como a propaganda da Volkswagen e Elis Regina, até a produção de deep fakes, como a foto do papa de jaqueta sport, o uso da IA deu o que falar. E como a comunidade Be.content está sempre ligada em inovação, por vezes debatemos sobre quais os caminhos fazem sentido seguir para usar a tecnologia com o cuidado necessário para que ela não se torne mais um hit raso feito para agradar algoritmos.

3. Etarismo 3 formas de utilizar o marketing para levantar essa bandeira

Normalizar o envelhecimento e enxergar esse público com a grandeza correspondente é uma preocupação do millennials. Afinal, estamos chegando, ou já estamos, na meia-idade e no caminho até aqui já colaboramos com algumas desconstruções sociais.Mas queremos mais, e transformar a forma que envelhecemos parece ser a pauta da vez. . Por isso, conteúdos como o desse post, que empoderam o marketing consciente e com propósito, , ressoam tanto com a nossa comunidade.   

2. Auto-objetificação nas redes

Esse post propõe uma reflexão densa e necessária sobre como encontrar o equilíbrio entre se expor nas vitrines online sem destruir quem somos em nome do alcance. Em meio a quantidade de estímulos visuais que recebemos diariamente, nossa comunidade valoriza conhecimento, dados e esclarecimentos sobre os caminhos possíveis para investir em um marketing consciente sobre temas tão delicados, como esse e ainda assim chegar aos resultados desejados.

1. Será o fim das redes sociais?

E para fechar o ano, falamos de um dos temas mais comentados em 2023. As reflexões dessa semana foram intensas, afinal, estávamos nós “prevendo” nosso próprio fim? Por fim, acreditamos na transformação das redes e ouvimos de vocês que esse é o caminho. Queremos uma rede mais segura, mais acolhedora, mais honesta com suas intenções e mais produtiva para nossas ideias. Nada de fim! Mas, sim, um recomeço.

TOP 5 – Mercado Audiovisual

Nossa comunidade é feita por paulistanos e cariocas de 25 a 45 anos que assim como a maioria dos millennials se identifica com a comunicação audiovisual e a produção independente. É através dos vídeos que nos inspiramos, aprendemos e nos expressamos.

5. Barbie e o heteropessimismo

O filme da Barbie rendeu muitos debates e ilustrou como o audiovisual pode ser um meio para discussões importantes. O heteropessimismo, um termo relativamente novo nas redes, despertou nosso interesse e juntos questionamos os caminhos e narrativas que estão por trás das saídas possíveis para o fim da “guerra dos sexos”

4. O que está por trás do Hype do filme da Barbie

E no meio de tantas produções audiovisuais é fundamental falar sobre o papel que o marketing conquistou no audiovisual. O filme da Barbie foi uma aula de comunicação em diversos sentidos e juntos sentimos a potência   da nostalgia, do branding e de temas ligados a diversidade quando trabalhados juntos em uma estratégia de marketing.

3. 5 lições para aprender com a A24

Melhor do que sonhar com o audiovisual do futuro é ver que ele já está entre nós. O post sobre a produtora A24 foi um sucesso, pois preenche nossa alma com esperança e nosso cérebro com ideias claras e objetivas de como construir o cinema que queremos ver.


2. Moodboard do filme Priscilla

Sofia Coppola, a rainha absoluta da estética impecável. Nossa comunidade valoriza tanto quando compartilhamos os detalhes dos detalhes, rs. Nesse post fica claro que o que nos inspira é entender os caminhos da criação artística daqueles que admiramos e mergulhar em cada detalhe, que pode ser o diferencial para o resultado de uma produção.

1. 3 cenários que estão revolucionando o audiovisual


Esse é um tema denso, incerto e instigante. Afinal, tanto vocês, quanto nós e o mundo inteiro quer saber, para onde vai a produção audiovisual? Resultado de uma pesquisa cuidadosa sobre o que dizem especialistas da área, nós e vocês, estamos otimistas, não é mesmo? Tão otimistas que esse conteúdo, que reúne os principais pontos positivos do audiovisual do futuro, foi um sucesso. Afinal, vocês adoraram saber as boas novas. Millennial não cansa de sonhar com um mundo melhor, né?

TOP 5 – Mulheres 

issa rae retrospectiva be.content 2023

Nossa comunidade gosta de conhecer histórias de mulheres autênticas  que deixaram sua marca no mundo. Compartilhar essas histórias foi também um meio que encontramos para ilustrar a grandeza das ideias que acreditamos. Sete meses depois, aqui estão as histórias mais amadas por vocês.

5.  Jane Fonda, use a idade a seu favor

Ainda na vibe das pautas envolvendo etarismo, contar a história de Jane Fonda foi uma surpresa extremamente agradável sobre a visão de mundo da nossa comunidade. O sucesso do post prova que nossa comunidade sabe reconhecer a história de uma mulher a frente do seu tempo.

4. Gwyneth Paltrow e a saga pelo prazer feminino

Com uma história cheia de detalhes que empoderam mulheres no caminho para liberdade sexual, a atriz Gwyneth Paltrow encantou a todos. Com ela, descobrimos que o mercado não olha para as mulheres da forma que deveria, o que abre um mundo de oportunidade, além de um meio para o autoconhecimento.

3. Storytelling de sucesso por Greta Gerwig

A diretora do ano não poderia ficar de fora do ano da Be. Em meio ao hype do filme da Barbie, descobrimos juntos que Greta é um universo profundo e infinito de ideias e conhecimento sobre cinema. De atriz a cineasta, Greta quer fazer o público se sentir vivo. E com a nossa comunidade, ela conseguiu isso.

2. Construindo narrativas de sucesso com Issa Rae


Não há como não se entusiasmar com a história e os ensinamentos de Issa Rae. Ela fez uma limonada suíça com meio limão e todo mundo quis saber o caminho desse trabalho disruptivo que fez tanto sucesso. Vocês abraçaram essa história e aprenderam muito com estratégias sólidas e claras compartilhadas por Issa.

1. Criatividade por Sophia Coppola

Ela é um fenômeno. Pela segunda vez Sofia aparece na nossa lista e agora em primeiríssimo lugar! A sua estética impecável tem tudo a ver com a comunidade Be.content. Assim, o conteúdo que reúne importantes aprendizados da cineasta, compartilha com vocês o prazer  para aqueles que acreditam que a riqueza de um todo, mora nos detalhes, e de fato, transformam o mundo.

Até logo!

Lá em maio, quando criamos a comunidade Be.content para compartilhar ideias que inspiram o nosso dia a dia na produtora, éramos 427 pessoas. Hoje, sete meses depois, somos quase 6 mil!

É muito especial revistar o que nós temos em comum com vocês e encontrar pessoas que partilham dos nossos valores. Pensando nisso, a gente quer saber, o que vocês querem ver mais por aqui em 2024?

Por fim, muito obrigada pelos aprendizados compartilhados, pelo engajamento nas reflexões difíceis e pelo entusiasmo com as novidades que compartilhamos.

É muito bom trocar com vocês!

Beijos da Be. e até 2024!

Deixe um comentário